terça-feira, 12 de julho de 2011

O Almoço de Domingo

A família sabia, mas fingia que não. Aos domingos (único dia em que todos almoçavam juntos), César era alvo de indiretas e piadinhas. Cunhado evangélico e irmãos preconceituosos, lançavam farpas entre uma garfada e outra. Os pais se calavam. Defender um provável filho gay é comprometedor para um casal à moda antiga...O irmão caçula, beirando os 20 anos, ganhou em uma promoção um kit cultural: livro do Jabor, cd da Amy Winehouse, ingressos para o show do Seu Jorge e algo DESPREZÍVEL: um dvd com o filme O Segredo de Brokeback Mountain.
- Credo!!! Dvd de cowboy fresco. Quem vai assistir esssa droga???
Durante alguns dias, o dvd ficou largado na estante. Aquele sábado nublado foi a oportunidade ideal. Sozinho em casa, César pega o dvd e começa a assistir. Nos minutos iniciais, ele já está alheio ao mundo e fixado nas imagens, nem percebendo a chegada da mãe, que inesperadamente decide assistir também. A situação, inicialmente incômoda, tornou-se algo providencial.
A mãe chora, se emociona e se surpreende ao perceber que os gays também amam e sofrem ao extremo, por pressões sociais. Ela, que pensava que eram apenas um bando de promíscuos que levaram seu filho para o mau caminho, agora vê um filme mostrando o lado romântico e sensível de rapazes apaixonados. O filme termina, uma nova fase começa:
- Filho, quero que você seja feliz; te amo do jeito que você é.
Era bom demais pra ser verdade, mas poderiam ser apenas palavras. Não eram. O domingo chegou e, na hora do almoço, o cunhado tentou fazer uma piadinha sobre gays. A mãe foi enfática:
- André, cala a boca. Todo domingo você faz uma piadinha sobre esse assunto. Deve ter questões íntimas para serem resolvidas no campo da sexualidade. Vá resolver seus problemas com um terapeuta.
O silêncio a seguir foi constrangedor, mas César adorou. O almoço de domingo passou a ser seu programa preferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário